Evento comemora o Dia da Árvore e o início da Primavera.
Textos ficarão expostos ao público no entorno da Praça da Bíblia.
(Foto: Marcelo Rocha/Instituto PSIA)
Poá recebe neste domingo (21) a mobilização nacional do projeto “Um poema em cada árvore”. O evento será realizado em 57 cidades no domingo e segunda-feira (22), e comemora o Dia da Árvore e o início da Primavera.
Quem passar pelo entorno da Praça da Bíblia, no Centro, entre 10h e 17h, além de contemplar a natureza vai encontrar poemas, poesias e outros textos literários pendurados em algumas árvores e livres para apreciação. Uma rede de poetas, educadores, estudantes, agentes culturais e sociais estarão mobilizados por todo País em levar a poesia onde o povo está.
Os textos serão impressos em papel reciclado e os visitantes serão presenteados com sementes de girassol.
Esta é a segunda vez que Poá sedia o evento - a primeira edição foi realizada em 2012. O articulador do projeto na cidade, Magno Oliveira, fala sobre o interesse em trazer o evento para o Alto Tietê. “O meu interesse em trazer o evento para a região pela segunda vez é o fato de entender que os artistas locais, principalmente da área de escrita, necessitam de mais espaços para expor os trabalhos. Entendo a cultura como um elemento fundamental na construção de uma sociedade melhor”.
Os artistas que têm interesse em expor os textos no projeto precisam fazer inscrição. Magno conta que haverá uma pré-seleção das laudas para adequar o espaço. “Vale qualquer tipo de texto literário desde que caiba em uma lauda, para deixar a leitura mais agradável. Os textos precisam ser inscritos e enviados por e-mail até sábado para que sejam pré-selecionados”.
Inicialmente Magno trabalha com a idéia de expor 25 textos, mas o número pode ser ampliado. “No local da exposição existem 13 árvores. Em cada árvore dois textos devem ser expostos, mas como as inscrições ainda estão abertas é possível que esse número seja ampliado”.
O projeto
“Um poema em cada árvore” é uma iniciativa de incentivo à leitura realizada mensalmente desde agosto de 2010 em Governador Valadares, Minas Gerais, pelo Instituto Psia.
O projeto foi idealizado pelo poeta Marcelo Rocha e a principal característica é utilizar as árvores como suporte para a leitura, pendurando poemas de poetas desconhecidos do grande público, ampliar o acesso da população à poesia e colocar o trabalho de poetas contemporâneos em contato com novos públicos.
O projeto “Um poema em cada árvore” foi uma das iniciativas finalistas do Prêmio Vivaleitura edição 2011 e é um dos projetos finalistas do Prêmio Vivaleitura edição 2012, premiação pela OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos).
Participação
Para inscrever os textos os autores devem enviar os arquivos para os e-mails folhetimcultural@hotmail.com ou oliveira_m_silva@hotmail.com até este sábado (20). No corpo da mensagem é necessário que o autor envie o nome, endereço, idade e um mini perfil.
O evento acontece no domingo (21) das 10h às 17h, no entorno da Praça da Bíblia, Avenida Nove de Julho, Centro, Poá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário