sexta-feira, 31 de julho de 2015

NADA É DESPERDIÇADO

Certo dia, o mestre Yi-shan tomava banho, mas a água estava muito quente. Ele pediu então ao seu discípulo que trouxesse água fria. O discípulo encheu um balde e foi despejando-o devagar na tina de banho, e em determinado momento o mestre disse:

"Está bom, obrigado. A quentura foi diminuída e agora está muito agradável."

Como sobrou um pouco de água no balde, o noviço simplesmente virou-se e jogou a água no chão, perto da tina. O mestre ao ver isso gritou para o outro monge:

"Por que fizestes tal estupidez?! Tudo tem utilidade. Por que desperdiçou a água? Poderia tê-la despejado sob uma planta ou árvore, onde poderia ser útil! Ou então por que não a jogou num canteiro de flores? Nunca se esqueça: não devemos desperdiçar nem mesmo uma gota de água, nem uma folha de grama! Tudo neste mundo é valioso."

Ouvindo isso, o monge noviço compreendeu o significado da vida. Desde então ele ficou conhecido como "Gota D'água".

quinta-feira, 30 de julho de 2015

FERREIRA GULLAR FALA SOBRE POESIA CONTEMPORÂNEA EM ENTREVISTA

A obra completa do autor maranhense ganha edição ampliada e revisada

Vanessa Aquino - Correio Braziliense
Publicação: 26/07/2015 13:05

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O autor maranhense Ferreira Gullar não esconde a inquietação que o faz poeta — aliás, considerado por muitos como o maior autor vivo do Brasil. A poesia o impulsionou a ler e escrever a vida, em momentos dramáticos de exílio e de lutas políticas e sociais. Toda poesia — obra poética completa do poeta, crítico de arte, dramaturgo e tradutor — acaba de ganhar edição revista e ampliada, após cinco anos fora do mercado. Além da inclusão de Em alguma parte alguma, o mais recente livro de Ferreira Gullar, a coletânea recebeu intenso trabalho de curadoria e revisão de poemas.

Ao Correio, Gullar avaliou as produções da poesia contemporânea e evocou alguns momentos marcantes da própria trajetória, como o engajamento político e social que o levou à literatura de cordel e à composição de Poema sujo, tido como um dos melhores poemas do século 20, que o levou a acessar a memória e chegar ao limite da criação, no exílio, quando pensava ser aquele o último poema.

Um dos destaques da coletânea é Romances de cordel (1962-1967), que o poeta fez para aderir à luta pela reforma agrária. Os poemas foram escritos quando Gullar foi diretor do Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE). Época em que se filiou ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Por esse motivo, os poemas são engajados. O primeiro poema do gênero, João Boa-Morte, conta a história de um lavrador que sofre na mão dos latifundiários e somente vê o futuro quando se junta a outros da mesma classe.

Sentido da poesia

Pode nascer da dor, mas a poesia serve para dar alegria às pessoas. São muitos os poetas brasileiros bons. Se eu deixar de falar de algum, vou ofender. O que posso dizer é que tem muito poeta de qualidade, que estão escrevendo hoje, que pertencem a gerações posteriores à minha, poetas jovens que estão publicando seus primeiros poemas e com qualidade. Sobre eu ser um grande poeta, é uma opinião das pessoas que me deixa muito feliz. Mas não sou eu que tenho essa opinião. Seria falta de humildade achar uma coisa dessas.

Poesia contemporânea

Não vou mencionar um poeta contemporâneo específico, porque são vários, mas há uma geração que está produzindo bons poemas. Agora, como sempre, a maior parte não tem a mesma qualidade. Não acho que exista uma crise na poesia contemporânea. A verdade é que nem todas as épocas têm poetas do mesmo nível. Isso não significa crise, propriamente. Às vezes, você tem uma série de poetas bons em um mesmo período, e, às vezes, não. Porque isso depende da personalidade de cada um, se nascem ou não pessoas com um talento maior ou não. Mas eu concordo que não há, nas últimas gerações mais recentes, poetas do nível de um Thomas Stearns Eliot, de um Carlos Drummond de Andrade, mas isso não quer dizer que a poesia esteja em crise, porque há alguns poetas que são de qualidade. Ninguém tem a fórmula para fazer nascer um Carlos Drummond de Andrade.

terça-feira, 28 de julho de 2015

SOCRASTICKER #100

MEMÓRIA

Amar o perdido
deixa confundido
este coração.

Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do não.

As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão.

Mas as coisas findas,
muito mais que lindas,
essas ficarão.

- Carlos Drummond

sexta-feira, 24 de julho de 2015

EVENTO: UGRA ZINE FEST 2015 @ CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

CONVOCATÓRIA: Exposição “Panorama Internacional de Zines e Publicações Independentes 2015”


O Ugra Zine Fest 2015 abrigará uma grande exposição de fanzines, zines e publicações independentes. A exposição será oficialmente aberta no dia 19 de setembro, primeiro dia do festival, e ficará em cartaz no Centro Cultural São Paulo até o dia 4 de outubro. Informações de todas as publicações recebidas constarão no catálogo impresso que será lançado no evento.

Além disso, nos dias 17 e 18 de outubro a mesma exposição será levada para o Pixel Show 2015, o maior evento latino-americano de arte e criatividade.

> QUEM PODE PARTICIPAR?
Podem participar todas as publicações impressas que:
a) tenham sido lançadas entre 2014 e 2015 OU
b) tenham sido lançadas antes de 2014, mas cujas tiragens não estejam esgotadas e continuem disponíveis aos leitores interessados

Obs.: A exposição pretende cobrir a produção de quadrinhos independentes, fanzines, zines e publicações alternativas impressas em toda sua abrangência. HQ, música, cinema, literatura, perzines, artzines, queerzines, arte urbana, espiritualidade… vale tudo! Não existem restrições temáticas e todas as publicações recebidas e devidamente cadastradas serão incluídas, com exceção de boletins religiosos ou partidários, que serão ignorados.

> COMO PARTICIPAR?
1. Envie sua(s) publicação(ções) para o seguinte endereço:
a/c Douglas Junior Utescher Alves
Caixa Postal 777
São Paulo / SP
CEP: 01031-970

2. Não esqueça de enviar um e-mail para contato.

3. Assim que recebermos o material, enviaremos por e-mail o link para o formulário de inscrição. Esse formulário conterá as informações necessárias para a correta catalogação da sua publicação. Sem o preenchimento do formulário, sua publicação NÃO participará da exposição.

> PRAZO
As publicações devem ser postadas impreterivelmente até o dia 14 de agosto. Todo material postado após essa data ficará arquivado para a exposição de 2016.

> EXPOSIÇÃO ≠ FEIRA
Inscrever uma publicação na exposição “Panorama Internacional de Zines e Publicações Independentes” NÃO garante espaço na feira de publicações do Ugra Zine Fest 2015. A exposição e a feira são atividades distintas, com convocatórias distintas. Você pode participar de ambas, mas precisará se inscrever nas duas convocatória para isso.
A convocatória para a feira será aberta no dia 17 de agosto.

> DÚVIDAS? SUGESTÕES?
Entre em contato: uzf@ugrapress.com.br

Arte: Murilo Martins

A 5ª edição do UZF acontecerá nos dias 19 e 20 de setembro com uma programação super-especial. Serão 4 bate-papos, 2 palestras, 2 oficinas, 2 shows, 2 exposições e, obviamente, a já tradicional feira de zines, HQs e publicações independentes. Em breve divulgaremos a lista dos convidados. Por hora, confira a programação:

Dia 19/09:
10h00 às 11h45 • Oficina: Serigrafia em Papel
12h00 às 13h30 • Bate-Papo: Meu zine, minha escola
15h30 às 16h15 • Palestra: A Trajetória dos Seres Urbanos
16h30 às 18h00 • Bate-Papo: Machismo, representação e feminismo nos quadrinhos

Dia 20/09:
10h00 às 11h45 • Oficina: Oficina de Zines
12h00 às 13h30 • Bate-Papo: Quadrinhos independentes no Brasil: oportunidades e desafios
15h30 às 16h15 • Palestra: Concepção e Planejamento de Publicação Independente
16h30 às 17h45 • Bate-Papo: O Legado da Revista Animal
18h00 às 19h40 • Shows: Auto (+ uma banda a confirmar)

Exposições:
• Publicações recebidas para a convocatória do Panorama Internacional de Zines Publicações Independentes 2015
• Ocupação Fanzinoteca Mutação (Rio Grande – RS)

Feira de Zines, HQs e Publicações Independentes:
Nos dois dias, das 12h às 17h30

ATENÇÃO:
• A convocatória para a exposição Panorama Internacional de Zines e Publicações Independentes 2015 será aberta no dia 23 de julho e encerrada no dia 14 de agosto.
• A seleção para a Feira será aberta no dia 17 de agosto e encerrada no dia 28 do mesmo mês.
• Acompanhe as novidades do Ugra Zine Fest 2015 no nosso evento no Facebook: https://goo.gl/f1PEoO

Fonte: https://ugrapress.wordpress.com/