quarta-feira, 4 de maio de 2016

CONSIDERAÇÕES SOBRE O INATISMO E O EMPIRISMO

Às vezes, reflito sobre o inatismo e o empirismo em relação as habilidades que nós possuímos e desenvolvemos no decorrer da vida.

Eu, particularmente, acredito que algumas pessoas nascem com algumas predisposições físicas para se desenvolver em algumas áreas, seja no esporte, na oratória, na pintura ou na música. Vê-se isso na História e nas notícias que circulam sobre algumas crianças que, mesmo na mais tenra idade, já se destacam das outras.

Howard Gardner, um psicólogo cognitivo, formulou a Teoria das Múltiplas Inteligências, onde: há os que concordam, os que concordam parcialmente e os que discordam dela. Eu, apesar de conhecer apenas um pouco do universo da neurociência, acho uma teoria plausível. E, atualmente, estudo a vida e obra de Leonardo Da Vinci, o maior polímata que já pisou na face da Terra.


No que se refere às Múltiplas Inteligências, encontrei na neuróbica uma forma de me desenvolver enquanto pratico as atividades do dia a dia:

> Lógica - Resolver sudokus, fazer cálculos mentalmente, desenvolver algoritmos (faculdade), resolver problemas de raciocínio lógico.
> Linguística - Aprender outros idiomas (além do inglês, estudo francês), praticar a oratória, escrever (poemas).
> Corporal-cinestésica - Sou péssimo em dança, mas pretendo aprender alguma futuramente, bem como teatro. Me garanto em alguns esportes como futebol, skate e BMX. No que se refere a ambidestria, escrevo legivelmente com ambas as mãos. Às vezes, pratico a "retrografia", que consiste na escrita do texto invertido, assim como Da Vinci fazia.
> Naturalista - Procuro sempre observar e aprender sobre os fenômenos da natureza (físicos, climáticos, astronômicos e químicos), até mesmo porque eles são fontes de inspiração dos haicaístas.
> Intrapessoal - Reflexões.
> Interpessoal - Não acho que tenho problemas em me relacionar, mas, às vezes, alguns fatores influenciam nesta prática, como momento-espaço, por exemplo.
> Existencial - Sou um grande apreciador da escola filosófica existencialista (Jean-Paul Sartre, Søren A. Kierkegaard etc).
> Musical - Estou aprendendo a tocar violão e, futuramente, pretendo aprender a tocar piano, bateria e guitarra.
> Pictórico-espacial - Talvez a inteligência que mais tenho desenvolvido, pois, ultimamente, tenho demonstrado extrema facilidade para (criar e) apreender significados de cores, formas e sua disposição no espaço. Vide minhas experimentações poéticas. Além disso, pretendo aprender a grafitar e melhorar minhas habilidades em desenho (sfumato) e pintura (a óleo, aquarela).

Logo que criei para um grupo de trabalho humanitário que participei há um tempo atrás

Enfim. Não fui uma criança prodígio. E, mesmo prezando o autodidatismo e o polimatismo, precisaria viver mais de 200 anos para aprender tudo o que desejo. Mesmo isso não sendo possível, não me abato, pois penso que, aprendendo e praticando assiduamente, um dia, como qualquer outra pessoa, eu consiga me desenvolver em alguma habilidade e/ou área do conhecimento e, quem sabe, me destacar.


> Links interessantes:








Nenhum comentário:

Postar um comentário